quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Os anos bissextos e os seus mitos…

Aproxima-se um novo ano repleto de esperança e alegria. 2016 é um ano bissexto e por isso os utilizadores da Biblioteca elaboraram pesquisas para descobrir os mitos e as crenças que lhe estão associados. A oficina foi dinamizada pela Tânia Canas e utilizamos as novas tecnologias e descobrimos novas curiosidades.




Este foi o trabalho final:
2016 - Ano Bissexto

"O que é o ano bissexto?

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. Dentro de um contexto histórico a inclusão deste dia extra é acrescentado ao final do mês de fevereiro, sendo o 29º dia. A expressão bissexto é associada ao duplo seis (66) de 366. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.


Mitos
Os anos bissextos não são vistos com bons olhos por alguns povos, que acreditam ser anos de mau agouro, trazendo guerras, calamidades, inundações e causando sofrimentos a todos. Existe mitos que também envolvem as pessoas que nascem no dia 29 de Fevereiro ao ponto de serem registadas na data anterior ou posterior ao nascimento, para não terem problemas quanto à emissão de documentos.


Lendas
Na Irlanda, por volta do século V, Santa Brígida teria feito uma reclamação em alto e bom tom a São Patrício, questionando ao padroeiro porque as mulheres tinham que esperar tanto por um pedido de casamento. Sensibilizado S. Patrício criou a tradição para que em todo o ano bissexto as mulheres tinham o direito de escolher quem desejassem para marido!
A rainha da Escócia em 1288, declarou inclusive que se o escolhido não concordasse com o casamento, era obrigado a pagar uma multa de respeito ou presenteá-la com um belo e caro presente!
Curiosidades
As Olimpíadas sempre ocorrem de quatro em quatro anos, justamente em anos bissextos. No ano bissexto de 2016, as Olimpíadas serão no Brasil, no Rio de Janeiro.


Colaboradores
Francisco Brandão; Inês Borges; Íris Silva; José Castanheira; Martim Coelho; Samuel Borges. 
Workshop dinamizado por Tânia Canas.

Workshop de Inglês

No dia 23 e 29 de Dezembro, a professora Paula Custódio dinamizou o workshop de Inglês na sala infantil e juvenil. De uma forma divertida, os participantes aprenderam palavras novas, com sons diferentes. Ouviram músicas de natal, histórias de encantar, cantaram e dançaram ao som de novas melodias.
 




 






Obrigada Professora Paula por nos dar a conhecer novas palavras e melodias.
 
Happy new year!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Atividades na biblioteca: enfeites de Natal

No dia 21 de dezembro, as crianças e jovens que frequentam a sala Infantil e Juvenil participaram na atividade dinamizada pela Tânia Canas.
Um ateliê de expressão plástica que permitiu criar enfeites de Natal com materiais reciclados, tecidos e papel. Árvores de natal, estrelas, botas, corações e tantos outros enfeites foram elaborados por todos e  transformaram-se em peças únicas.

Aqui ficam alguns momentos para recordar:






















Agradecemos à Tânia Canas a simpatia e disponibilidade
em colaborar com a Biblioteca nestas Férias de Natal.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Postais vencedores do Concurso Mensagens e Natal 2015

O concurso “Mensagens de Natal” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil através das suas Bibliotecas Públicas .
Este concurso teve como objetivos incentivar a sensibilidade estética, aliada à arte de escrever e destinou-se a todas as crianças e jovens que frequentam os vários ciclos de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Arganil bem como a Adultos.
O prémio foi para o cartão mais bem estruturado, criativo e original, tendo em conta a qualidade do texto e da parte gráfica.
Eis os vencedores:

Categoria A – Dinis Fidalgo Henriques
C
rianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico

Categoria B – João Daniel de Azevedo Costa
Jovens que frequentam o 2º e 3º ciclo e secundário

Categoria C – Ruth da Silva
Adultos

Parabéns a todos os participantes!

sábado, 12 de dezembro de 2015

Comemorações do Aniversário da Biblioteca Municipal de Arganil

As crianças do pré-escolar e 1º ciclo de Arganil visitaram a Biblioteca. As turmas estiveram na sala Infantil e Juvenil, escolheram e requisitaram livros para levar para casa, deixaram a impressão digital na casa que é a "Biblioteca Pública: uma casa para toda a vida"...
Aqui ficam algumas fotografias para recordar momentos divertidos e de grande prazer que a leitura proporciona:

Salas do Pré-escolar:









Turma do 2º A





As turmas do 3º A e 3º B











 A turma do 4º B





As turmas do 1º A e 1º B




No dia do 19º aniversário esteve presente a turma do 2º B e 4º B


No final, cantaram os parabéns à Biblioteca!
Obrigada pela visita e voltem sempre...

Biblioteca Pública: uma casa para toda a vida