quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sabes que dia é hoje? É o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


Sabes que dia é hoje? de Maria Lúcia Carvalhas
Ilustrações de Raquel Pinheiro. Editado pela Everest em 2008

“Neste livro, vamos viajar juntos durante um ano inteiro, parando aqui e ali, visitando dias verdadeiramente especiais. São muitos os dias que celebramos em Portugal - tantos que alguns nem cabem no espaço destas folhas.
Dias com um significado muito especial, datas cuja origem se perde no tempo, acontecimentos marcantes que fazem com que alguns dias sejam merecedores de especial atenção, sendo lembrados de forma particular.
A propósito, SABES QUE DIA É HOJE?
Fonte: contracapa do livro



“Colecção de álbuns ilustrados pelos mais famosos ilustradores de literatura infantil actual e escritos por autores que abordam temas com os quais os pequenos leitores se identificam facilmente, uma vez que narram aventuras de protagonistas da sua idade. Pelas suas características, estes livros são idóneos para serem utilizados em programas de animação da leitura.”

Fonte: wook.pt

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia da Terra

"O livro dos dias" de José Jorge letria
Ilustrado por Simona Traina. Editado pela Ambar em 2004
Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Hortas Aromáticas de Fernanda Botelho

"Hortas aromáticas" de Fernanda Botelho
Ilustrações de Sara Simões. Editado pela Dinalivro

“Com Hortas Aromáticas celebra-se mais uma vez o ritmo das estações do ano. Depois de Salada de Flores, um livro claramente primaveril, e de Sementes à Solta, uma história de outono, encontramo-nos agora com os dias longos de verão e um tempo luminoso de aprendizagens intensas. Os quatro amigos voltam a juntar-se, desta vez para acampar na quinta ecológica da Sara. Com o entusiasmo de sempre, mergulham na diversidade do mundo vegetal, onde o fascínio pelas plantas parece não ter fim. Desta vez, descobrem as Fabáceas, que não são apenas favas, e as Gramíneas, que não são apenas cereais. Constroem herbários de plantas espontâneas e de flores úteis para as abelhas. Aprendem a fazer óleo de hipericão, visitam a seara do Ti João, espreitam a colmeia, regam a horta de manha cedo, colhem tomilhos, manjericão e maravilhas. E como não podia deixar de ser, não faltam receitas deliciosas da mãe da Sara e o guia de utilização das plantas para pais e professores.”

Fonte: contracapa do livro




Ilustrações de Sara Simões

“Fernanda Botelho nasce na Tojeira, Sintra, e aos 17 anos viaja para Londres, onde inicia e conclui a formação como educadora no método Montessori. Na capital inglesa, estuda ainda pedagogia Waldorf e fotografia, realizando cursos sobre plantas medicinais. Membro da Herb Society UK desde 1997, regressa a Portugal aos 37 anos e desenvolve projetos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. Autora do blogue Malva Silvestre, estuda literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos e publica As Plantas e a Saúde, um guia de remédios caseiros.
No seu jardim, partilha os dias com plantas medicinais, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1980, Sara Simões mostrou ter, desde pequena, uma apetência para o desenho. Não surpreende que se tenha licenciado em Design Industrial e aprofundado a formação em áreas afins, como a animação, o webdesign e a modelação a três dimensões por computador. Entre 2005 e 2007, o gosto pela observação da natureza levou-a a estudar Ilustração Científica com o biólogo Pedro Salgado e a integrar expedições de desenho de campo às Berlengas, ao Douro Internacional ou à Amazónia. Coautora do livro Uma Mão Cheia de Amoras e com ilustrações publicadas em revistas científicas, romances e um guia de campo, Sara revela parte da sua criatividade no blogue Velhadaldeia."

Fonte: Wook

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

terça-feira, 14 de abril de 2015

O livro que não queria dormir de Pedro Teixeira Neves

"O livro que não queria dormir"
Texto e ilustração de Pedro Teixeira Neves
Editado pela 7 Dias 6 Noites em 2011.

“Numa casa, numa prateleira, um livro muito triste porque há muito tempo ninguém parece interessar-se por ele. E, por isso, não quer acordar. Até que um dia… um menino o escolhe para ler antes de ir para a cama. Dentro dele, uma outra história, a de um livro que não quer dormir porque aquilo de que mais gosta é passar os dias a brincar com as crianças e a partilhar a sua história.
Que história?...”
Fonte: contracapa do livro


Começa assim:

“Era uma vez um livro que não queria acordar.
Não porque fosse mal educado, porque não quisesse ser lido, porque não quisesse contar ou partilhar a sua história, mas simplesmente porque durante anos e anos ninguém o quis ler, ninguém se interessou por ele. Era um livro muito triste. Por isso, limitava-se a permanecer no seu lugar na estante, olhando à sua volta os outros livros muito satisfeitos e vaidosos com as suas capas muito bonitas, cheias de cor e, sobretudo, porque de vez em quando alguém pegava neles para os ler.”

Fonte: interior do livro
 

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade,
destinado a leitura autónoma.

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Boas leituras!!!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

"A minha boca parece um deserto" de Jorge Serafim


A Minha Boca Parece um Deserto,
o último livro da autoria do contador de histórias Jorge Serafim,
com ilustrações de José Francisco. Edição de Autor, 2013.

“Depois de dez dias passados a contar histórias em Cabo Verde, nas ilhas de Santiago e de São Vicente, a minha filha, Georgina, na altura com cinco anos e meio, deu-me a frase que fez esta história. Aprendeu a aridez da terra e a perseverança que está na alma dos caboverdianos. Na véspera de regressarmos, à noite na biblioteca do instituto Camões-Mindelo, a sede impacientava-a. A mãe dizia-lhe: aguenta um bocadinho, filha. O pai é que tem as garrafas de água. Não o podemos interromper. Está a contar histórias. Mas mãe, devolveu decidida a minha filha: tenho tanta sede, tanta sede que a minha boca parece um deserto!
Quando Aurora, a mãe, me contou, esverdeou-se-me o coração. A poesia pintou a ilha. Esta história é uma homenagem a todas as frases belas com as quais me sinto premiado enquanto pai.”
Fonte: interior do livro

"Meu pai anda nervoso. Ainda o sol não abriu o dia 
e já está cismando no horizonte uma pinga de esperança"

Ilustrações de José Francisco

"A Minha Boca Parece um Deserto gira “em torno da escassez da água”: “Uma família, uma comunidade desespera quando o céu se mantém azul. Azul doente, dizem. Sinal de que as nuvens não aparecem carregadas daquela cor que anuncia chuva do céu e vida da terra. Só as mulheres desta histórica, avó, filha e neta, mantêm acesa a esperança num novo tempo, num novo céu. Encolhem resignações e tratam o dia a dia como um dia qualquer”. 
In Diário do Alentejo



"A terra, comovida, germinou vida a perder de vista. Sinais de verdura começaram a despontar aqui e acolá. Cores às quais os olhos já não estavam habituados, surgiram em flores, em árvores, em milho, em batata-doce,em... Pareciam automáticas. Lágrima na terra a cor desenterra, pensei. A minha avó e a minha mãe regressavam ao nosso abraço e não parávamos de hidratar as suas mãos, para que estas retomassem a engravidar a esperança."

Fonte: contracapa do livro

Jorge Serafim é narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura há 20 anos, tendo trabalhado inicialmente na Biblioteca de Beja.
Jorge Serafim na 22ª Feira do Livro em Arganil.

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil

Hans Christian Andersen

Data em que se assinala o nascimento do escritor Hans Christian Andersen, a IBBY (International Board on Books for Young People) convida todos os anos um autor, a escrever uma mensagem que pretende incentivar à leitura e sua importância, e para o papel fundamental dos livros para a infância, sendo dirigida às crianças de todo o mundo.

Este ano a mensagem é da autoria de Marwa Al Agroubi (Emirados Árabes Unidos).

Muitas Culturas Uma Só História

“Falamos várias línguas e trazemos diferentes experiências,
E no entanto partilhamos as mesmas histórias”
Histórias internacionais… histórias tradicionais
É sempre a mesma história que nos contam
Em diferentes vozes
Em diferentes cores
E contudo ela não muda…
Princípio…
Meio…
E Fim…
É sempre a história que todos conhecemos e amamos
Todos a escutámos
Em diferentes versões por diferentes vozes
E no entanto é sempre a mesma
Há um herói… uma princesa… e um vilão
Não importa a língua que falam Os seus nomes
Ou os seus rostos
É sempre o mesmo Princípio
Meio
E Fim
Sempre aquele herói… a princesa e o vilão
Imutáveis ao longo dos séculos
Eles fazem-nos companhia
Sussurram-nos durante os sonhos
Embalam-nos ao adormecer
As suas vozes desaparecem
Mas vivem para sempre nos nossos corações
Pois juntam-nos a todos numa terra de mistério e imaginação
De tal modo que as diferentes culturas se fundem numa Só História"


Tradução: Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB)


Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2015, a DGLAB convidou o ilustrador António Jorge Gonçalves, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado,
para ser o autor da imagem do cartaz.
Boas leituras!