sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Senhora Frederica de Heinz Janisch

A senhora Frederica
Escrito por Heinz Janisch e ilustrado por Helga Bansch
Editado pelo Livros Horizonte em 2012

A senhora Frederica tem olhos que parecem ser mágicos: sabe o que se passa com as pessoas só de olhar para elas. Também tem espírito de exploradora, pois gosta de seguir pegadas de animais desconhecidos e tem paciência para dar e vender e ainda sentar-se no ramo de uma árvore durante uma semana inteira, à espera que nasçam passarinhos num ninho. A senhora Frederica sabe sempre como pôr alguém a rir e dar uso a coisas que parecem não servir para nada. A velhinha senhora Frederica já tem 91 anos e anda mais cansada, menos aventureira, mas nem por isso desiste de voar quando escuta uma boa história...”
     
  Fonte: catalivros



“Com espantosas ilustrações da reconhecida artista austríaca Helga Bansch e vencedor de vários Prémios de Literatura Infantil, A Senhora Frederica conta a extraordinária relação de fantasia que só entre uma criança e um velho pode acontecer, porque os velhos têm o maravilhoso condão de voltar a ser um pouco como as crianças. A Senhora Frederica é uma vizinha mas também podia ser a avó que, como tantas avós das nossas crianças já perdeu um pouco do sentido da realidade. Mas é também por isso, por velhos e crianças partilharem o mundo da imaginação, que estas ligações podem ser tão poderosas.”

Fonte: Wook


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar, 
destinado a leitura com apoio do educador/pais.

Obra disponível na rede de bibliotecas de Arganil

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Meu Papá é Grande, é Forte, Mas... de Coralie Saudo

"O meu Papá é grande, é forte, mas...
Escrito por Coralie Saudo e ilustrado por Kris Di Giocomo.
Editado pela Dinalivro em 2012.
“Todas as noites é sempre a mesma coisa. Este papá de gravata e com um ar exausto não quer ir para a cama e faz uma grande birra antes de se ir deitar. Por fim, depois de muitas negociações e de voltas e mais voltas pela casa toda, lá se consegue levá-lo. Mas ainda é preciso ler-lhe um livrinho antes da fatídica pergunta do costume: «Alexandre, meu filho, posso dormir na tua cama?»


Nesta história contada ao contrário, a inversão dos papéis diz-nos que um pai pode ser realmente grande e forte - como se constata no exercício de puro deleite em que consiste a visualização das ilustrações -, mas nem por isso deixa de precisar de colo ou de ter medo do escuro. O lado mais frágil da idade adulta consumada na paternidade alcança neste livro a doce melancolia de um tom sépia, que nos diz metaforicamente aquilo que poucas vezes deixamos transparecer.”
Fonte: Wook
 
Contracapa do livro

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura com apoio do educador/pais.

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Hoje é o Dia Internacional da Família


Hoje é um dia especial!
A sala Infantil e Juvenil criou uma exposição para ti e para a tua família. Para que o dia se torne ainda mais mágico e encantador requisita livros sobre a
família e partilha com os teus pais, irmãos, avós, tios, primos e amigos!!!


Um livro para ler em família...
"O Livro da família"
Escrito e ilustrado por Todd Parr.
Editado pela Gailivro em 2006

Bom dia e Boas leituras!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Isabel Fernandes Pinto na Biblioteca Municipal

Hoje recebemos a visita da escritora Isabel Fernandes Pinto. Atriz, contadora de histórias e autora de contos e textos para teatro encantou o público presente.
          A história “A ovelha que fazia múuu” foi contada pela autora com a participação dos meninos e meninas que encheram a hora do conto da Sala Infantil da Biblioteca Municipal.

A ovelha que fazia múuu de Isabel Fernandes Pinto
com ilustrações de Luciana Bicalho. Editado pela Porto Editora em 2013.

Esta ovelha apareceu na aldeia de Campo Benfeito, distrito de Viseu. Começou a rondar a imaginação da sua inventora quando ela percebeu que, de um outeiro da serra do Montemuro, o céu era diferente todas as manhãs e que, ao fim da tarde, no regresso dos trabalhos e dos pastos, as ovelhas baliam de formas distintas. Pensou então que o som homogéneo de um balido igual não existe, senão numa leitura distante das coisas reais. Foi então que a ovelha que fazia múuu lhe apareceu e veio mostrar que ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é. “
Fonte: contracapa do livro



Uma história deliciosa que conquistou miúdos e graúdos que viveram as emoções de um rebanho e de uma ovelha que fazia múuu em vez de méeee. Preocupada com esta situação a pastora e o seu companheiro decidiram levá-la ao veterinário. Estava tudo normal… o veterinário concluiu “Esta ovelha é uma ovelha que pensa que é uma vaca”! O que acontece a seguir pode ser descoberto numa biblioteca perto de ti…
Para recordar:





No final do encontro todos compraram um livro
que foi carinhosamente autografado pela escritora.

"Mãe" um poema da Professora Graça Moniz

Mãe
És um ser maravilhoso
Que queríamos nunca perder!
Mãe
És um dos seres mais belos
Que no mundo pode haver.
Pois, como tu, Mãe
Só mesmo teu filho pode ser!
Mãe
És o conforto na dor
O amparo na solidão
És o mais puro amor
Que trespassa o coração.
Mãe
Aqui ou lá no Além
És sempre só tu
Mãe

Graça Moniz

Dia da Mãe/ Maio 2014

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Comemorações do Dia Mundial do Livro

   E porque se comemorou o Dia Mundial do Livro a conversa e o debate sobre a importância do livro e da leitura começou bem cedo no dia 23 do mês passado.
   Na Biblioteca Escolar as crianças do pré-escolar deram a sua opinião acerca da leitura: ler é importante para todos nós! A história da Matilde – Brinca com as letras abordou o significado da escrita: brinca-se com as letras da sopa, lêem-se fotografias, imagens e tudo o que nos rodeia. Lê-se os recados para os pais e as histórias para adormecer…


   À tarde, na Biblioteca Municipal a conversa sobre livros e leituras fez-se num ambiente informal com os jovens que frequentam a sala infantil e juvenil. Leram-se livros, revistas, partilharam-se ideias e opiniões.
   De forma generalizada, os jovens asseguram que ler um livro impresso é mais divertido! Não descurando o computador, os tablets e os ebooks que permitem a leitura de mais obras e textos porque é mais rápido aceder a eles. “Se estamos em casa descarregamos logo para o nosso tablet ou leitor de ebook e por vezes existem livros novos que a Biblioteca pode não ter ”. 
   Contudo, alguém comentou no desenrolar da conversa, que às vezes a leitura é aborrecida. Várias opiniões ressaltaram no momento e a que sobressaiu afirmou um dos direitos inalienáveis do leitor (Daniel Pennac) “O direito de não ler”. Como referiram, se o livro não nos agrada por razões diversas pode ser substituído por outro. E a biblioteca tem um papel fundamental porque apresenta livros de todos os géneros, gostos e interesses e que podem ser requisitados.


    Iniciámos a sessão com a leitura do livro “Isto é um livro” de Lane Smith. O autor escreve sobre livro e o computador: as diferenças e semelhanças, vantagens e desvantagens. 
Leituras e conversas que demonstram que a leitura é fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento da personalidade, alimento da imaginação e da criatividade, essencial para viver na sociedade atual.




Ler e partilhar!

Boas leituras!!!